quarta-feira, 28 de março de 2012



AMY WINEHOUSE: DA GLÓRIA AS DROGAS
A Trajetória de Amy Winehouse
 Nascida no dia 14 de setembro de 1983 em Londres (Reino Unido), Amy desde cedo anunciava que seria uma grande cantora. Filha de pais Judeus, Amy cresceu nos subúrbios de Southgate (localizado ao Norte de Londres). Quando tinha 12 anos, ingressou na renomada escola de Teatro Sylvia Young Theatre School, onde seria expulsa devido sua falta de interesse e sua “rebeldia”.
Amy passou a infância e parte de sua adolescência presenciando os abusos de seu pai perante sua mãe. Numa entrevista a uma rede de televisão inglesa, o pai da cantora revelou que em 1983 iniciou um caso com uma colega de trabalho, que se tornou sua esposa em 1996. "Amy e seu irmão sabiam disso e presenciavam o sofrimento da mãe. Eles chamavam-na de “a mulher do papai no trabalho”, afirmou ele em entrevista. Na canção “What It Is About Men” a cantora se refere a o que sua mãe teve de passar e ao comportamento de "homem de família" do próprio pai.
O cantor Tyler James, amigo de Amy, levou um disco demo dela a um produtor musical, assim aos 16 anos, ela assinou seu primeiro contrato com a Island Records, anos depois, ela se tornaria uma das cantoras de Jazz e Soul mais influentes de mundo. Seu álbum de estreia foi "Frank”, que lhe rendeu uma nomeação ao Mercury Prize e ao Ivor Novello Award em 2004 pela música "Stronger Than Me". Em 2006 lançou seu segundo álbum, "Back to Black", que teve influência de suas experiências pessoais.
Tatuagens


No braço direito está desenhado um pássaro com as palavras Never clip my wings (nunca amarres as minhas asas).

No braço esquerdo tem uma pin-up e uma ferradura (sorte), misturadas com a expressão daddy's girl (menina do papai).


Já no antebraço esquerdo tem uma pena.


Além de uma âncora na barriga, escrito "Hello Saylor" (Olá Marinheiro).




Finalmente, tem tatuado sobre o seio esquerdo um bolso, e logo escrito acima Blake's, que significa, do Blake.

Escândalos
A vida de Amy sempre foi rodeada de escândalos, porém, com o uso de drogas tudo piorou. No dia 22 de janeiro de 2008, um vídeo com Amy usando crack e outras drogas saiu no site do jornal inglês The Sun. Em 25 de janeiro, foi internada numa clínica de reabilitação, sendo vigiada 24 horas por dia. Em função das polêmicas causadas pela cantora, o governo dos Estados Unidos negou o visto da cantora, impossibilitando-a de entrar no país e consequentemente de realizar a sua apresentação confirmada na 5ª Edição do Grammy Awards em Los Angeles. A apresentação aconteceu em Londres, e Amy faturou 5 das 6 categorias que estava concorrendo.
No dia 30 de maio de 2008 deu o seu primeiro concerto em Portugal, no Rock in Rio Lisboa. Aparentemente, Amy entrou no palco bêbada. Apresentou-se com um hematoma no pescoço e uma ligadura na mão que a impedia de segurar no microfone.
No dia 29 de maio, a cantora inglesa apresentou-se no Festival de Glastonbury, onde cantou durante uma hora. Desta vez, a cantora aproximou-se muito dos fãs, e um deles jogou um objeto que bateu em sua cabeça, o que fez com que Amy tivesse uma reação agressiva, tentando dar socos no fã.
Nesse vídeo podemos ver Amy desde criança até as últimas aparições dela viva.

Estilo
Amy Winehouse é um ícone de estilo, trazendo em seu "look" uma mistura diversificada de estilos: os olhos são cobertos por um forte delineador, que lembra o visual de cantores de rock; o cabelo (característica mais marcante no seu visual) é inspirado nos penteados das divas dos anos 1960, passando assim, um pouco de charme e imponência.

As roupas são modernas, como ela mesma diz "Eu vivo de jeans e camiseta, não me preocupo muito com as roupas, mas para me apresentar meu cabelo precisa estar ótimo."suas roupas são simples; as sapatilhas de balé, que estão quase sempre com a cantora.

AMY E AS DROGAS
Após ser apresentada às drogas pelo ex-marido Blake Fielder, Amy Winehouse nunca mais parou. Amy passou por várias situações constrangedoras em que estava claramente sob efeito das drogas, shows em que não conseguia sequer cantar.
Em 2006 lançou aquele que seria seu single de maior sucesso, Rehab. A música ficou famosa por demonstrar a insatisfação de Amy com a ideia de ser internada. Na letra ela dizia:
Tentaram me mandar pra reabilitação
Eu disse "não, não, não"
É, eu estive meio caída, mas quando eu voltar
Vocês vão saber, saber, saber
Eu não tenho tempo
E mesmo meu pai pensando que eu estou bem;
Ele tentou me mandar pra reabilitação
Mas eu não vou, vou, vou


Amy suja, drogada e bêbada

Em janeiro de 2008, após o vazamento de um vídeo onde Amy usava crack e outras substâncias, ela foi internada em uma clinica de reabilitação, depois que saiu, continuou usando drogas. Amy Winehouse estava entrando em decadência, e os médicos já diziam que se ela não parasse com o abuso das drogas não “duraria” muito. Seu pai, Mitch Winehouse, esperançoso tentou convencê-la que seria melhor para ela internar-se, mas não deu certo. Tempos depois aconteceu o que todos temiam, em 23 de julho de 2011 Amy foi encontrada desacordada no bairro de Carmen, Londres. Testes realizados afirmaram que a causa da morte foi o excesso de álcool após um período de abstinência. Acabava assim a vida de uma das cantoras mais talentosas que o mundo já viu, Amy Winehouse
Esse foi o último clipe gravado por Amy, junto com Tony Bennett canta a  música Body And Soul (traduzido para o português Corpo e Alma).

Nenhum comentário:

Postar um comentário