domingo, 25 de março de 2012

Jim Morrison

 James Douglas Morrison, mais conhecido como Jim Morrison, nasceu no dia 8 de dezembro de 1943 na cidade de Melbourne, Florida - EUA. Jim Morrison era filho do almirante George Stephen Morrison e sua mulher Clara Clark Morrison, ambos funcionários da marinha americana. Seus pais eram conservadores e rigorosos, todavia Jim acabou por tomar para si pontos de vista completamente antagônicos aos que lhe foram ensinados. Desde jovem era fascinado pela literatura e poesia.
Foi um cantor, compositor e poeta americano, mas é conhecido mesmo por ter sido o vocalista da banda The Doors, onde foi o autor da maior parte das letras.
Morrison formou-se em cinema, pela Universidade da Califórnia, e logo depois da graduação resolveu montar a banda, inicialmente com Ray Manzarek, seu ex-colega de faculdade. O nome da banda foi inspirado no livro "The Doors of Perception" do autor Aldous Huxley.


Inicio e Fim da Carreira

 Em um encontro casual com seu ex-amigo de faculdade Ray Manzarek, ele leu-lhe alguns poemas e ambos decidiram na hora fazer uma banda de rock. Ainda antes da formação dos Doors, Morrison começou a consumir várias drogas, a beber álcool em grandes quantidades e a entregar-se a diversos prazeres, aparecendo embriagado para as sessões de gravação.

No inicio de 1967, é lançado o primeiro álbum, "The Doors". Embora a primeira música a ser gravada tenha sido The End, o primeiro hit foi a polêmica Light My Fire. Depois disso foi só um pulo para um estrondoso sucesso.
Jim Morrison se destacava de tal forma na banda, que as performances dele no palco eram perfeitos rituais xamânicos.

Foi nessa época, que Jim adotou apelido "rei lagarto", e começou a gastar uma fortuna com estranhas roupas de materiais exóticos como couro de lagarto. Essa fase foi marcada pela troca que fez dos alucinógenos pelo álcool. Como bêbado ele era inconveniente, Jim escolhia justamente o palco para ofender o governo, e falar mal do sistema da polícia. Fazia sexo pelos corredores do bar e um dia foi flagrado por um policial que o levou preso, por essa e diversas outras situações sua banda ganhou popularidade e a perseguição da polícia.

Morte

Em Março de 1971, após todos os membros da banda terem decidido parar por algum tempo, Morrison mudou-se para Paris na companhia da sua namorada com o propósito de se concentrar na escrita.
Dia 3 de Julho de 1971, na banheira, aos 27 anos de idade, Morrison foi encontrado morto. Muitos fãs e biógrafos especularam sobre a causa da morte, se teria sido por overdose, pois embora Jim não fosse conhecido por consumir heroína, sua namorada era viciada e o que se sabe é que nesse Verão Jim correu Paris à procura de heroína de uma pureza invulgar. No laudo medico, consta que ele sofreu um ataque do coração, porém as causas reais de sua morte são até hoje desconhecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário