domingo, 25 de março de 2012


                          Jimi Hendrix


James Marshall Hendrix (nascido Johnny Allen Hendrix, Seattle, 27 de novembro de 1942 – Londres, 18 de setembro de 1970) foi um guitarrista estadunidense.
Jimi cresceu sensível e tímido, tendo de cuidar do irmão mais novo, Leon Hendrix, que foi profundamente afetado pelos problemas familiares como a separação dos pais em 1951 e a morte da mãe em 1958. No mesmo ano, Al Hendrix, pai e Jimi e Leon, deu ao filho mais velho um ukelele e um violão, incentivando o filho a seguir na música.
Depois de tocar com várias bandas locais, Jimi se alistou no exército como pára-quedista, mas após um ano, deixou o exército ao fraturar o tornozelo. Ele também se alistou para lutar na Guerra do Vietnã, nunca entrou em combate, mas as suas músicas se tornaram sucessos entre os combatentes.
Em 1965, Jimi assinou um contrato de gravação com o empresário Ed Chaplin, mas esse acordo lhe causou muitos prejuízos e logo foi rompido. Em 1966, Jimi já possuía sua própria banda, Jimmy James and the Blue Flames, com sede em Nova York, mais precisamente no Café Wha? Tocando pelo “Blue Flames”, Jimi foi descoberto por Chad Chandler, baixista do The Animals e produtor musical. Chad levou-o para a Inglaterra, onde assinou um novo contrato de gravação. Lá, Jimi conheceu o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell e juntos formaram uma nova banda: The Jimi Hendrix Experience.
Tocando em Londres, Hendrix e a banda começaram a ficar muito famosos, tendo até adeptos famosos, como Eric Clapton, Freddy Mercury, Jeff Beck e as bandas Beatles e The Who. A banda ainda lançou “Purple Haze”, “Hey Joe” e “The Wind Cries Mary”, canções que eram muito ouvidas na época e até hoje fazem certo sucesso.
Em 1967, “TJHE” lançou o primeiro álbum, Are You Experienced fez muito sucesso, mas não alcançou a primeira posição, pois foi ultrapassado pelo Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band dos Beatles, mesmo assim, o álbum foi eleito um dos 100 melhores já produzidos. Em 31 de março, Jimi foi levado para com hospital de Londres com queimaduras no corpo (após seus shows, Hendrix quebrava sua guitarra, a incendiava e ajoelhava no chão esperando que o fogo a consumisse). Hendrix foi advertido para que não voltasse a fazer o “ritual”, mas no Monterey Pop Festival, Hendrix ignorou a todos e queimou a sua guitarra, fazendo com que aquela imagem fosse eternizada.
Voltando para casa, Jimi começava a se tornar cada vez mai famoso, até por suas “habilidades”, como tocar com as costas ou com os dentes. No final de 67, após perdas de fitas, o grupo consegue lançar seu segundo álbum, denominado Axis: Bold as Love.
Logo no começo de 1968, Hendrix começou a brigar muito com seu baixista Noel Redding e exagerar nas drogas e bebidas. No dia 4 de janeiro, Jimi Hendrix foi preso em Estocolmo após destruir um quarto de hotel num ataque de fúria causado pela embriaguez. A banda então resolveu fazer mais um álbum, o Eletric Ladyland, o problema, era que Hendrix voltara aos Estados Unidos e fizera um novo estúdio, fazendo com que a banda tivesse que cruzar o oceano para gravar o novo disco. Era o começo do fim.
Hendrix então, começou a andar com Michael Jeffery, que influenciou Hendrix negativamente, em 1 de dezembro, Chad Chandler, amigo pessoal e produtor pediu demissão após Hendrix gravar 43 vezes a música “Gypsy Eyes” e não se contentar. Acredita-se que Jeffery desviou boa parte do dinheiro que Hendrix ganhou na vida e que era ligado com serviços de inteligência e a Máfia.
Em 1969, a banda se desfez oficialmente e em 3 de maio,  Jimi foi preso no aeroporto de Toronto com heroína, tendo de pagar uma fiança de US$ 10.000, no julgamento, convenceu o juiz de que um fã havia colocado a droga em sua mochila. Ele então formou mais uma banda, agora para tocar no Festival Woodstock, a banda tinha Jimi Hendrix na guitarra, Mitch Mitchell na bateria, Larry Lee na guitarra base, Jerry Velez e Juma Sultan na bateria e percusão, seu nome era Gypsy Suns and Rainbows. A banda não havia ensaiado e o show foi bastante desigual (Jimi estava sob o efeito do LSD também).
Em 1970, Jimi formou a sua terceira e última banda, a Band of Gypsys, com seus amigos Billy Cox no baixo e Buddy Miles na bateria. O primeiro festival em que tocaram foi o Winter Festival to Peace promovendo a paz no Vietnã, Hendrix então encontrou os ex-companheiros Mitch Mitchell e Noel Redding e arrumou confusão no evento, tocando apenas, uma música e meia. Durante uma turnê na Europa, Hendrix foi vaiado na Alemanha no Fehmarn Festival.
No mesmo ano, Hendrix estava planejando uma nova banda com Greg Lake, Keith Emerson e Carl Palmer e se chamaria HELP (Hendrix, Emerson, Lake e Palmer), com Jimi, a banda nunca chegou a tocar, mas após a sua morte, continuou o seu trabalho e até fez algumas músicas de sucesso.
Jimi Hendrix morreu na madrugada de 18 de setembro de 1970, aos 27 anos. A causa da sua morte ainda é muito polêmica e nunca foram completamente explicadas. Acredita-se que ele tenha passado a noite do dia anterior numa festa e voltou para o hotel onde estava com sua namorada, sem que ela soubesse, Hendrix tomou nove comprimidos para dormir e se asfixiou com seu vômito composto de vinho tinto.
Existem suspeitas ainda que Jimi teria se suicidado ou assassinado. Segundo seu amigo James Wright, Michael Jeffery, seu empresário confessou ter contratado um grupo para fazer Hendrix ingerir vinho e soníferos.



 Guitarra Original :



 The Jimi Hendrix Experience



Are You Experienced: Primeiro disco



Hendrix e seu “ritual”: Incendiar guitarras

Réplica da guitarra usada por Hendrix no Monterey Pop Festival

Uma das habilidades do guitarrista: Tocar com os dentes

Axis: As A Bold: Segundo disco.


Electric Ladyland: Terceiro e último disco


Hendrix tocando no Woodstock com o Gypsy Suns and Rainbows





Réplica da guitarra utilizada no Woodstock



Band of Gypsy, a última banda.

Túmulo de Hendrix.

Estátua de Hendrix em Seattle.


Estátua de Hendrix no Dimbola Lodge.

Busto de Hendrix na Polônia



 Homenagem a Hendrix na Alemanha


Nenhum comentário:

Postar um comentário